Perguntas Frequentes

Porque deve Branquear os Dentes?

O branqueamento de dentes é actualmente um dos tratamentos mais procurados, consequência das novas técnicas que permitem efectuá-lo com sucesso numa só consulta. Este tratamento permite melhorar o seu sorriso aumentando a sua auto-estima e confiança.

O Branqueamento Dentário e as suas Vantagens

O branqueamento de dentes consiste na aplicação de um agente branqueador na superfície dos dentes que, actuando no seu interior, provoca a alteração da cor para vários tons mais claros.

Os tratamentos de branqueamento dentário devem ser precedidos de uma observação clínica por um Médico Dentista, onde se avalia a cor dos seus dentes segundo uma escala e se estabelece a indicação ou contra-indicação deste tratamento. Nem todos os tipos de manchas ou descolorações são reversíveis optando-se, nesses casos, por outras soluções estéticas.

O Branqueamento de Dentes na CliniCosta

Dispomos de uma técnica de gabinete onde o Médico Dentista aplica o gel de branqueamento sobre os dentes activando-o com uma luz de branqueamento dentário. Em cerca de 1 hora obtêm-se resultados brilhantes.

O que é Destartarização?

A Destartarização consiste na remoção dotártaro dentário, também conhecido por cálculo dentário ou pedra. Vulgarmente é um tratamento designado de limpeza de dentes.

Remoção de placa bacteriana, tártaro e pigmento extrínseco. São utilizados aparelhos de ultrassons e jacto de bicarbonato, seguido de polimento dos dentes.

Este processo é recomendado pelo menos duas vezes por ano.

É um tratamento que é realizado pelo higienista oral ou pelo médico dentista.

O que é o Implante Dentário?

Os implantes consistem na substituição do dente natural através da colocação de uma raiz artificial em titânio, designada de implante dentário. Esta raiz permite suportar um novo dente.
Este processo tem duas fases. Na primeira procede-se à colocação do implante (que corresponde à raiz do novo dente). Na segunda, após a cicatrização do implante, que dura cerca de 4 meses, o médico dentista coloca o dente sobre o referido implante.
Os implantes permitem obter a substituição de um dente, de vários dentes ou de todos os dentes, sendo a sua colocação indolor. A colocação dos implantes demora, na maioria dos casos, entre 30 a 60 minutos, dependendo do número de implantes a colocar por sessão e do caso em concreto.
Os implantes são seguros e fiáveis, sendo idênticos aos dentes naturais em termos estéticos e de conforto. São a 3ª geração de dentição.
Os implantes dentários são constituídos por titânio sendo 100% compatíveis com o organismo. As coroas realizadas sobre os implantes dentários podem ser de metal e revestidas por cerâmica ou ter um núcleo em zircónia e este ser revetido em cerâmica.
Actualmente os implantes dentários são procurados por muitos pacientes, mas é necessário um correcto diagnóstico e plano de tratamento antes da sua colocação. Para a colocação de implantes dentários é necessário a existência de osso disponível em altura e largura para a colocação do implante e espaço para as coroas sobre implantes. Um mau plano de tratamento conduz ao insucesso dos implantes dentários.
Os implantes dentários apesar de serem fiáveis podem falhar. Existem várias causas para o insucesso dos implantes dentários, mas uma das que muitas vezes é negligenciada é a presença de periodontite nos dentes vizinhos e que pode levar ao aparecimento de peri-implantes. Estas são infecções graves que levam à destruição óssea em torno do implante e consequente perda do implante dentário.
 

O que é a Odontopediatria?

Odontopediatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde Oral de crianças.

Tem como objetivo preservar a dentição decídua, pois ela é importante para o desenvolvimento da face, uma vez que o alvéolo existe em função do dente e uma vez perdido o dente o espaço se fecha dificultando o nascimento dos dentes permanentes, pois reduz o tamanho do arco dentário, bem como pode provocar a extrusão do dente antagonista quando o osso não acompanha procurando apoio, o que pode reduzir a dimensão vertical do individuo fazendo com que sua arcada fique disforme, podendo ainda causar disfunção na articulação têmporo mandibular. A conservação dos dentes decíduos também é importante para o desenvolvimento da fala e traz equilibrio emocional das crianças ao se relacionarem com as demais. Os dentes decíduos são importantes também na mastigação de alimentos nos primeiros anos de vida da criança.

Quando os dentes decíduos (de leite) começam a formar-se e a irromper?

A formação dos dentes decíduos inicia ainda no primeiro trimestre da gravidez, isto é, durante a vida intra-uterina do bebé. Ao nascimento, praticamente todos os dentes decíduos estão com a sua formação concluída. Em geral, aos 6 meses de idade, irrompem os incisivos inferiores. Por volta dos 24-30 meses de idade, todos os 20 dentes estarão na cavidade bucal. Se houver dúvidas, procure um odontopediatra.

Como a cárie dentária acomete os dentes?

A partir do momento que os dentes irrompem na boca, na superfície do esmalte adere-se uma película chamada de placa bacteriana. Por vezes fazem parte desta película bactérias que fermentam certos açúcares da dieta e liberam ácidos os quais atuam como agentes desmineralizadores do esmalte. Inicia-se, assim, um desequilíbrio iônico que leva ao aparecimento de cárie.

Quais são as medidas de prevenção de cárie que têm as melhores evidências no momento?

Controle do consumo de alimentos cariogênicos, remoção da placa bacteriana, escovações frequentes e uso de fio dental.

O que é uma Prótese Removível?

A prótese dentária removível visa a substituição de dentes perdidos. São facilmente removíveis e inseridas por si, sem intervenção do Médico Dentista. Apoiam-se directamente na gengiva ou nos dentes, permitindo de forma simples e a baixo custo a substituição de dentes perdidos.

As próteses esqueléticas são suportadas pelos dentes através de ganchos, enquanto que as próteses acrílicas, parciais ou totais, são suportadas pela mucosa mediante uma ampla área de contacto.

Porque Deve Colocar Próteses Dentárias?

A perda de dentes afecta a mastigação e o seu sorriso. A perda de um ou mais dentes altera o equilíbrio dos restantes, observando-se de imediato alterações na posição dos dentes adjacentes e nos dentes oponentes. Com o decorrer do tempo estas alterações acentuam-se, chegam a provocar situações de dor na articulação e dificuldade em abrir a boca.

Para eliminar estes problemas, recorre-se às próteses dentárias removíveis ou próteses dentárias fixas.
 

Como actua a Clinicosta na colocação de Próteses Acrílicas e Esqueléticas?

Após cuidada observação, o Médico Dentista constrói um modelo da sua boca. Em apenas 2 ou 3 consultas adicionais para provas, a sua prótese dentária fica terminada.

Na CliniCosta, estão igualmente disponíveis outras formas de substituição dos dentes perdidos, quer através de prótese sobre implantes ou pela colocação de próteses fixas convencionais (ver Próteses Fixas).

Porque se Deve Colocar Aparelho Dentário?

As situações de apinhamento ou desalinhamento dentário podem ser corrigidas através da colocação de aparelhos dentários. Estes aplicam forças sobres os dentes provocando uma deslocação lenta para a posição desejada.
Após a colocação do aparelho de dentes, pode haver um ligeiro desconforto durante a primeira semana, sobretudo a mastigar. A colocação deAparelho nos Dentes não provoca dor.
Para além dasvantagens estéticas, os tratamentos de ortodontia podem evitar problemas nas gengivas, dores dentárias e faciais.

Durante Quanto Tempo se usa Aparelho nos Dentes?

O tempo típico de duração de um tratamento ortodontico varia entre1 e 2 anos e meio, durante o qual se efectua uma consulta por mês para controlo e substituição de alguns dos componentes do aparelho ortodontico.
No final do tratamento, é fundamental utilizar um aparelho de contenção, pelo menos durante 6 meses, para impedir que os dentes voltem para posições anteriores.

Como se processa a Colocação do Aparelho Dentário?

Antes de iniciar o tratamento o Médico Dentista elabora um estudo cefalométrico que inclui a construção e análise de modelos da sua boca, estudo fotográfico, RX panorâmico e de perfil. Este estudo vai permitir definir otempo de tratamento, otipo de aparelhos dentáriosa utilizar e as forças a exercer durante o tratamento.
 

O que é a Oclusão?

A Oclusão, corresponde a qualquer contacto entre os dentes superiores e os inferiores. No entanto, a definição só está completa quando considerado a relação dinâmica, morfológica e funcional entre todos os componentes do órgão mastigatório, dos quais, os dentes, as estruturas de suporte dos dentes, sistema neuromuscular, articulações temporo mandibulares e esqueleto crâniofacial o constituem.

A CliniCosta tem à sua disposição médicos dentistas especializados no diagnóstico e tratamento dos desequilíbrios funcionais da oclusão. A maioria dos desequilíbrios traduzem-se em dor na articulação temporomandibolar, dor de ouvido, dor de cabeça, dificuldade e limitação nos movimentos mandibulares e, em casos extremos, ao bloqueio da mandíbula com impossibilidade de a cerrar.

O que é o Bruxismo?

O Bruxismo é uma disfunção que consiste no ranger e apertar anormal dos dentes. Este hábito para-funcional leva ao desgaste prematura das peças dentárias, fracturas e dores articulares ou musculares.
O diagnóstico e tratamento desta patologia é importante para prevenir lesões graves das estruturas dentárias, articulares e musculares.

O que é uma placa de relaxamento muscular?

As placas de relaxamento muscular, também conhecidas como goteiras oclusais, são aparelhos dentários que permitem a desoclusão e protecção das estruturas estomatognáticas.
Estão indicadas em pacientes que sofram de bruxismo dentário, ou disfunções da articulação temporo mandibular.

Porque se colocam Próteses Dentárias Fixas?

Perder dentesreflecte-se, não só na função mastigatória, como também na estética dos dentes. Com o tempo e com as alterações da posição dos dentes, podem surgir problemas graves na articulação. A prótese dentária fixa convencionalvisa a reabilitação de dentes perdidos através de pontes ou a reabilitação da coroa de um dente que apresente uma extensa destruição ou problemas estéticos fora do alcance da dentisteria.

Como funcionam as Próteses Dentárias Fixas?

Numa situação de perda de um dente é colocada uma ponte suportada pelos dentes adjacentes. Estes desgastam-se ligeiramente de forma a servirem de pilares a uma estrutura de três dentes unidos entre si. A sua estrutura interna é metálica, para lhe conferir rigidez estrutural, sendo totalmente revestida por cerâmica com a anatomia e a cor iguais à dos seus dentes naturais.

As coroas(vulgarmente conhecidas como pivots) são uma óptima solução de Prótese Dentária fixa indicadas para dentes com destruição extensa, para dentes desvitalizados com pouca estrutura dentária ou para melhorar a estética de dentes muitas vezes restaurados no passado.

Colocar Coroas ou Pontes na Clínica Dentisaúde?

Após avaliação pelo Médico Dentista aos dentes pilares iniciamos a colocação definitiva daPrótese Dentária: coroa ou ponte. Daí até ao fim deste tratamento passam, habitualmente, entre 3 a 6 semanas. A colocação de próteses não provoca dor, sendo utilizada anestesia local.
Os resultados traduzem-se numa enorme satisfação e conforto uma vez que se sente como se dos seus próprios dentes se tratassem, quer em termos estéticos quer funcionais.

O que é um higienista oral?

O higienista oral é um profissional de saúde licenciado em Higiene Oral. Participa activamente no tratamento das doenças orais.
O Higienista Oral tem um papel muito importante na manutenção dos dentes. Este profissional de saúde, é decisivo no acompanhamento do paciente, realizando a destartarização, instrução e motivação higiénica do paciente, bem como encaminhamento para o médico dentista se for necessário.

Ortodontia invisível com brackets em safira?

Os aparelhos ortodônticos com brackets em safira permitem realizar o tratamento convencional de correcção dentária, associando a resistência do metal com a estética da safira. Estes novos brackets são de extrema resistência e com uma cor praticamente igual ao dente. É possível um tratamento ortodôntico com uma excelente correcção e estética associada. Conheça estas inovações com a Dr.ª Rute de Almeida na CliniCosta em Almada.

O que são os aparelhos ortodônticos?

São aparelhos utilizados para corrigir a posição dentária. Podem ser utilizados em diferentes fases do crescimento e em diferentes idades.

O que são enxertos ósseos?

São materiais utilizados para substituir tecido ósseo em falta. Podem ser de diferentes tipos de acordo com a sua origem. Podemos ter enxertos ósseos do próprio indivíduo, de outros animais ou mesmo de indivíduos diferentes da mesma espécie. Mais recentemente surgiram os materiais aloplásticos, que são enxertos 100% sintéticos.

O que é a regeneração óssea guiada?

É uma técnica cirúrgica para aumentar a quantidade de osso. Consiste em limitar o crescimento dos tecidos moles e permitir o crescimento dos tecidos duros, ou seja do osso. Para que tal possa acontecer é utilizada uma membrana de colagénio ou de outro material, para servir de barreira e impedir o crescimento do tecido mole, sendocolocado enxerto ósseo de forma a que as células ósses do paciente possam crescer neste espaço.

O que é a Peri-implantite?

As peri-implantites são doenças que afectam os implantes dentários podendo levar à sua perda. São infecções de origem bacteriana que conduzem à destruição do tecido ósseo que suporta os implantes dentários. Se não for tratada os implantes são perdidos.
Para tratamento deste tipo de patologia deve recorrer a um médico dentista especialista em Periodontologia.

Onde posso realizar o exame CBCT?

Este exame radiológico é possível ser realizado em consultórios dentários que possuam o equipamento adequado ou clínicas de radiologia. A CliniCosta- Médicos Dentistas em Almada, possui o equipamento Kodak 9000C3D, este permite obter vários exames radiográficos, incluíndo o CBCT.
O CBCT é um exame tomográfico semelhante à Tomografia Axial Computorizada, com avantagem de ter menos radiação e permitir ao médico trabalhar a imagem com mais cortes no computador.

O que é o CBCT ou TCCB?

O CBCT é um exame radiográfico de última geração que consiste em obter cortes tomograficos como um TAC convencional recorrendo a uma tecnologia diferente da Tomografia Axial Computorizada. É utilizado um feixe Cone Bean (ver mais detalhes no site da Kodak). O termo em português é TCCB, Tomografia Computorizada Cone Bean.
Esta tecnologia reduz muito a exposição do paciente a radiação e permite obter um exame com cortes axiais, em curva, diagonais, transversais computorizados e reconstruções tridimensionais.
O termo mais correcto para este exame não é TAC (Tomografia Axial Computorizada), mas sim CBCT (Cone Bean Computed Tomography - Tomografia Computorizada Cone Bean)de acordo com a literatura científica actual.
Este exame encontra-se disponível na CliniCosta- Médicos Dentistas.

SAMS e Pedro Lopes Costa

O Dr. Pedro Lopes Costa, Pós-graduado em periodontologia e reabilitação sobre implantes encontra-se actualmente a exercer no Hospital do SAMS em Lisboa exclusivamente reabilitação sobre implantes dentários e cirurgia avançada em medicina dentária.
Hospital do SAMS Sul e Ilhas em Lisboa.
Actualmente os SAMS apresentam um serviço diferenciado com especialistas em diversas áreas inclusive em medicina dentária.

Implantes dentários e SAMS

Nos serviços de medicina dentária prestados pelos SAMS em Lisboa, pode encontrar a especialidade de implantologia, sendo o Dr. Pedro Lopes Costa um dos médicos diferenciados nesta área a exercer no Hospital em Lisboa.

O que é a Periodontite?

A Periodontite é uma patologia que afecta maioritariamente indivíduos  com mais de 30 anos, mas pode surgir em qualquer idade. Esta pode ser crónica ou agressiva, dependendo da rapidez da sua progressão.
Doença que afecta a gengiva e o osso de suporte do dente, conduzindo à sua destruição e consequente perda do dente.

Periodontite Crónica é mais frequente em indivíduos com mais de 30 anos e a Periodontite agressiva é mais comum em jovens.
O aparecimento da doença periodontal depende da presença de bactérias, mas é fortemente influenciada pela susceptibilidade individual. Assim, a doença não se manifesta sempre da mesma forma.

O que é a periodontologia?

É a ciência que estuda os tecidos de suporte do dente ou seja, o periodonto. São todos os tecidos que envolvem o dente como a gengiva, o osso alveolar, ligamento periodontal e o cemento radicular.
A Periodontologia é uma área da Medicina Dentária muitas vezes negligenciada, mas de extrema importância para a preservação do dente e da saúde geral do indivíduo.
A gengiva é um tecido que faz parte do periodonto e que se encontra a envolver os dentes.

Gengivite descamativa

A gengivite descamativa é uma manifestação na gengiva de uma doença muco-cutânea. Normalmente está associada a doenças auto-imunes como sejam, o líquen plano oral, penfigo vulgar e o penfigóide.
É uma doença que apresenta um quadro clínico com eritema gengival, dor, hemorragia ao escovar, intolerância a alimentos ácidos e muito condimentados.
Para diagnóstico consulte um médico dentista com especialidade em Periodontologia ou Medicina Oral.

Convenções CliniCosta-Médicos Dentistas

Convenções com a CliniCosta - Médicos Dentistas - clínica de medicina dentária:
Pt-ACS, IOS, Telecom
CGD, 
ADM, IASFA
Multi-empresas
Cartão de utente

Onde encontrar a CliniCosta?

Clinicas Dentárias em Almada
A CliniCosta é uma clínica dentária inovadora que se encontra em Almada.
Pode encontrar todo o tipo de tratamentos dentários e todos os meios auxiliares de diagnóstico. Com um corpo clínico diferenciado a CliniCosta orgulha-se de estar na vanguarda das novas tecnologias e do conhecimento científico actual.

ADM em Almada na Clincosta Médicos Dentistas

Convenção com alguns tratamentos e desconto de 10% nos tratamentos não convencionados.
ADM-IASFA em Almada .


PT-ACS em Almada na CliniCosta-medicos dentistas

Serviços Sociais da PT-ACS em Almada na CliniCosta-Médicos Dentistas. Pode encontrar todos os tratamentos.

CGD em Almada na CliniCosta-Médicos Dentistas

Pode encontrar todos os tratamentos dentários em Almada na CliniCosta-Médicos Dentistas e através dos serviços sociais da Caixa Geral de Depósitos.